FANDOM

Tomás de Aquino

Citações:

A lei humana tem natureza de lei, na medida em que é conforme à razão recta; e assim é manifesto, que deriva da lei eterna. Mas, na medida em que se afasta da razão, é considerada lei iníqua; e então, não tem natureza de lei, mas antes, de violência. (AQUINO, 1980, p. 1752-1753).

A razão natural não dita, absolutamente falando, que seja escravo, antes o individuo tal, que tal outro. Mas, isso só pode ser por alguma utilidade consequente, pela qual seja útil a um ser governado por outro, mais sábio, e seja útil a este ser ajudado por aquele [...].(AQUINO, 1980, p. 2484).

A Igreja porém usa de misericórdia, para obter a conversão dos errados. Por isso, não condena imediatamente, senão só depois da primeira e segunda correcção, como ensina o Apóstolo. Se porém, depois disso, permanecer o herético pertinaz, a Igreja, não mais lhe esperando a conversão, provê à salvação dos outros, separando-o do seu grêmio por sentença de excomunhão. E ulteriormente, abandona-o ao juízo secular para exterminá-lo do mundo pela morte. [...] Além disso, serem os heréticos totalmente erradicados pela morte, não fere o mandamento do Senhor; que se deve aplicar, no caso, de não poder extirpar-se a cinzânia sem a extirpação do trigo, como já dissemos, ao tratar de infiéis em geral. (AQUINO, 1980, p. 2124-2125)

[...] E portanto, êsses pecadores, de que se presume será antes causa de dano que de emenda para os outros, a lei divina e a humana ordenam que sejam postos à morte. E isto o juiz o faz, não por ódio dêles, mas por amor da caridade, que manda preferir o bem público à vida do particular. (AQUINO, 1980, p. 2237).

Ignorância:

SUMA TEOLÓGICA - TOMÁS DE AQUINO

Questão 76: As causas do pecado em especial [...]

[...]

Artigo 2 - A ignorância é um pecado? [...] A ignorância difere da nesciência em que significa a simples negação da ciência. Por isso, pode-se dizer daquele a quem falta a ciência de alguma coisa, que não a conhece. Desse modo Dionísio afirma haver nesciência nos anjos. A ignorância implica uma privação de ciência, a saber, quando a alguém falta a ciência daquelas coisas que naturalmente deveria saber. Entre essas coisas há as que se é obrigado a saber, isto é, aquelas sem o conhecimento das quais não se pode fazer corretamente o que é devido. Assim, todos são obrigados a saber, em geral, as verdades da fé e os preceitos universais da lei. E cada um em particular, o que diz respeito ao seu estado e sua função. Ao contrário, há coisas que não se é obrigado a saber, se bem que seja natural sabe-las, por exemplo, os teoremas da geometria, e exceto em certos casos, os acontecimentos contingentes. Evidentemente todo aquele que negligencia ter ou fazer o que é obrigado ter ou fazer, peca por omissão. Portanto, por causa de uma negligência, a ignorância das coisas que se devia saber é um pecado. Mas não se pode imputar a alguém como negligência o não saber o que não se pode saber. Por isso, essa ignorância é chamada invencível, porque nenhum estudo a pode vencer. Como tal ignorância não é voluntária, porque não está em nosso poder rechaçá-la, por isso ela não é um pecado. Por aí se vê que a ignorância invencível nunca é um pecado. Mas a ignorância vencível é, se ela se refere ao que se deve saber. Mas, ela não o é, se se refere ao que não se é obrigado a saber.

Artigo 3 – A ignorância escusa totalmente o pecado? [...] Pode acontecer de dois modos que a ignorância não escuse totalmente o pecado. [...] quando um indivíduo fere alguém, se ele sabe que fere um homem é suficiente para que faça um pecado. [...] Segundo, por parte da própria ignorância, o mesmo pode acontecer, porque a ignorância é voluntária, seja diretamente, quando alguém procura de propósito não saber certas coisas para pecar mais livremente; seja indiretamente, quando se negligencia, por causa de seu trabalho ou se duas outras ocupações, em aprender o que impediria pecar. Uma tal negligência, com efeito, torna a própria ignorância voluntária e um pecado, uma vez que se refere ao que se deve ou que se pode saber. [...]

Artigo 4 – A ignorância diminui o pecado? [...] Às vezes acontece que tal ignorância é voluntária diretamente e por si, como quando alguém de propósito ignora algo para pecar mais livremente. Tal ignorância faz crescer, parece, o voluntário e o pecado. Se alguém, com efeito, quer, para dar-se a liberdade de pecar, sofrer o dano da ignorância, isso provém da intensidade da vontade de pecar.

Assuntos relacionadosEditar

Agostinho X Tomás de Aquino

Filosofia

Teologia

VoltarEditar

voltar para Filosofia

voltar para Teologia

voltar para Citações religiosas

Também no FANDOM

Wiki aleatória