FANDOM


ver Senso comum - diversos


Senso comum. 1. Conjunto de opiniões e modos de sentir que, por serem impostos pela tradição aos indivíduos de uma determinada época, local ou grupo social, são ger. aceitos de modo acrítico como verdades e comportamentos próprios da natureza humana. (Dicionário Aurélio)


Comentários:

Chama-se senso comum àquele conhecimento que não é nem científico, nem filosófico, desconsiderando algumas vezes ainda o conhecimento religioso e artístico. Diferentemente dos conhecimentos filosóficos e científicos, o conhecimento originário do senso comum não é obtido por métodos racionais e objetivos, mas por meio da experiência comum. Não necessariamente trata-se de um conhecimento falso, mas apenas é um conhecimento que não foi obtido através de um método que visa assegurar sua veracidade segundo os critérios exigidos pela ciência e pela filosofia.

Alguns conhecimentos do senso comum podem ser confirmados pela ciência, outros refutados, e outros permanecendo ainda sem comprovação. Muitos conhecimentos podem inicialmente ser obtidos pelo método científico, passando posteriormente a fazer parte do universo do senso comum, tendo em vista a popularização da ciência, especialmente via meios de comunicação de massa.


Assuntos relacionadosEditar

Senso comum - diversos

Ciência

Filosofia

Religião

Pseudociência

Misticismo

Pensamento crítico

Senso comum: questões controvertidas

VoltarEditar

voltar para http://pt-br.pauloacbj.wikia.com/wiki/Usu%C3%A1rio:Mundodepaulo

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória