FANDOM


SAL NA LÍNGUA

CitaçõesEditar

Dra. Ana Luiza Lima (Cardiologista)

Colocar uma pitadinha de sal embaixo da língua quando o indivíduo apresenta os sintomas de pressão baixa, é desaconselhado pelos médicos. Este sal, pode demorar até 2 dias para que consiga aumentar um pouco a pressão sanguínea.

É importante que se saiba que primeiro, o sal vai reter os líquidos do corpo e só depois é que este mesmo sal irá aumentar o volume de sangue, combatendo a pressão baixa.

O que se recomenda fazer quando o indivíduo está com pressão baixa e sente que vai desmaiar, é deitá-lo no chão deixando as pernas mais elevadas do que o resto do corpo. Assim, o sangue irá fluir mais rapidamente para o coração e para o cérebro e o mal estar desaparecerá em instantes.

É verdade que o sal pode ajudar a aumentar um pouco a pressão e por isso, o indivíduo até poderá aumentar um pouquinho o seu consumo diário de sal, mas seus efeitos só serão percebidos à longo prazo. Mesmo assim, isto deve ser feito com muita cautela, pois até mesmo os indivíduos hipotensos, podem vir a sofrer com pressão alta no futuro, devido ao excesso de sal na alimentação.

http://www.tuasaude.com/sal-para-pressao-baixa/



Pressão baixa: médicos rejeitam uso de sal embaixo da língua

Dom, 14 de Dezembro de 2008 21:00

Todos sabem dos riscos da hipertensão. Mas e quando a pressão arterial está muito abaixo da determinada? A redução do fluxo sangüíneo leva à deficiência de sangue no cérebro, dessa forma, a pessoa pode desmaiar. E para aumentar a pressão muita gente coloca sal debaixo da língua, uma atitude inadequada como explica o diretor do departamento de hipertensão da Sociedade Brasileira de Cardiologia, Carlos Alberto Machado.

http://portal.cfm.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=8160:&catid=3


MITOS...

Colocar sal embaixo da língua é a melhor maneira de evitar o mal-estar causado por uma queda súbita de pressão.

"O sal realmente aumenta a pressão, mas o organismo pode levar até dois dias para responder a essa ingestão. Precisará haver primeiro a retenção de líquido para que se tenha, na sequência, um aumento da pressão. Então, o efeito não é, de forma nenhuma, imediato. Melhor que isso é beber água e deitar-se no chão, mantendo as pernas levantadas acima da cabeça", diz Décio Mion.

http://revistavivasaude.uol.com.br/saude-nutricao/75/artigo142159-1.asp/


Para a pressão baixa, existe diferença entre colocar sal debaixo da língua ou simplesmente engolir? Ouvi dizer q existe diferença, gostaria d saber por que.

Resposta: Apesar de alguns médicos desavisados ainda orientarem seus pacientes a "colocar sal debaixo da língua" ou "beber leite com sal", isso é totalmente incorreto.

[...] Sabemos que a ingestão de sal frequente pode aumentar os níveis tensionais, mas não é certo fazer o contrário [...]

Uma pessoa para ter uma pressão abaixo de 8/5 existe algumas causas:

1- falta de açúcar (hipoglicemia), aquela pessoa que não se alimentou corretamente e fez muito esforço, tipo uma pessoa sem comer ficando muitas horas em pé numa fila, ou um estudante que vai a escola sem se alimentar e após muito estudo, podem ficar tontas, pele fria, desorientadas, e que quase sempre desmaiam. O que fazer num caso desses? Dê algum alimento, um chocolate, uma bala, um pouco de água com açúcar, ou até um pouquinho de açúcar na boca.

2 - Falta de sangue, o chamado choque hipovolêmico, quando a pessoa perde muito sangue ou por ferimento ou por anemia forte... num caso de ferimento pode se usar muito soro venoso, e no caso de anemia, tentar ver a causa da anemia e corrigí-la com vitaminas ou alimentação reforçada

3 - Existe um distúrbio chamado Hipotensão postural, pessoas que quando ficam muito tempo em pé, mesmo se alimentando bem, podem vir a desmaiar com pressões baixíssimas... o que fazer? procurar um cardiologista para afastar outras doenças, se for confirmado hipotensão postural deve-se fazer uma aeróbica ou praticar esportes pois condicionamento físico pode fazer esse distúrbio sumir...

Mas sal debaixo da língua não é recomendado, nem engolí-lo.

Mas no caso de sua pergunta a diferença ainda sim seria quase nenhuma diferença...

Fonte(s):

Sou médico, e respondi de acordo minha experiência profissional.


http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20060724092050AAxORck


Quando a pressão está baixa, colocar uma pitada de sal embaixo da língua resolve? MITO: Pode elevar temporariamente o nível da pressão, mas não é a forma melhor de resolver. Para elevar a pressão, o corpo deverá reter líquido e isso não acontece imediatamente com a ingestão sal. A forma ideal para amenizar os desconfortos da pressão baixa é tomar muito líquido, por exemplo água e, caso esteja muito sintomático, deitar-se no chão mantendo as pernas levantadas acima da cabeça.

http://runnersworld.abril.com.br/noticias/mitos-verdades-pressao-arterial-195024_p.shtml


[...] da pessoa ser sal-resistente ou não-sensível ao sal, explica o nefrologista Agostinho Tavares, professor adjunto da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). "Nesse caso, a pressão não se altera com o sal. E estimase que apenas 1/4 da população seja do tipo sal-sensível."

http://dietaja.uol.com.br/dietaja/saude-fitness/140/artigo49869-1.asp.htm


É comum, principalmente no verão, encontrar pessoas q comem sal pra aliviar sintomas de pressão baixa. Apesar de ser um hábito altamente difundido comer sal não é nada bom e ainda pode ser perigoso. O sal influencia na pressão arterial, pq pra agir esta substância precisa estar dissolvida em água. Quanto mais sal a pessoa ingere mais água será preciso pra dissolvê-lo, causando hipertensão. Pra não errar deixe o sal de lado e em caso de queda de pressão, fique deitado de barriga pra cima com os pés pra cima.

http://www.qued.com.br/site/index.php/duvidas/Na-pressao-baixa-o-medico-pede-pra-por-um-grao-de-sal-grosso-emba


Apesar de nem todo mundo precisar ficar longe do cloreto de sódio, ainda assim é bom evitar o excesso. “Existem pessoas sensíveis ao sal e também pessoas resistentes. Estas não têm problemas em consumir quantias maiores. Já as sensíveis, terão sua pressão aumentada com o tempo. Como não se sabe quem é ou não sensível, é melhor não arriscar”, explica o médico.

http://www.unimed.coop.br/pct/index.jsp?cd_canal=34367&cd_secao=43894&cd_materia=62357


Assuntos relacionadosEditar

VoltarEditar

voltar pra Medicina X Senso comum

voltar pra Medicina

voltar pra Senso comum

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória