FANDOM



Religiosos:

Paulo Ricardo de Azevedo Júnior

Luiz Gonzaga Bergonzini

Amaury Castanho

Eugênio Sales

José Cardoso Sobrinho

Joseph Ratzinger

Odilo Scherer

Clá Dias


Leigos:

Felipe Aquino

Orlando Fedeli

Alberto Zucchi

Bertrand Maria José de Orléans e Bragança

Plínio Correia de Oliveira


Politicos tradicionalmente relacionados a movimentos religiosos conservadores:

Francisco Franco (político espanhol)

António de Oliveira Salazar (político português)

Plínio Salgado (político brasileiro)

Jair Bolsonaro (político brasileiro)



Organizações e sites:


http://ultramontano.blogspot.com.br/

http://www.veritatis.com.br/


CitaçõesEditar

"[...] A influência de D. Helder Câmara estava longe de restringir apenas ao território nacional. Sua personalidade Hábil e carismática exerceu um importante papel dentro das quatro cessões conciliares em Roma, não como orador, mas sim como articulador, utilizando-se de uma capacidade aglutinadora em torno de uma proposta programática em vista dos desafios do mundo moderno e elaborando documentos documento capazes de conferir maior abertura aos debates, para que visassem a construção de uma Igreja mais voltada para o social.

Todas estas mudanças não estavam sendo bem vistas aos olhos da parte conservadora do Clero, no Brasil representado por D. Jaime de Barros Câmara (Arcebispo do Rio de Janeiro, companheiro por 27 anos de D. Helder), D. Geraldo Sigaud (Arcebispo de Diamantina), D. João Eugênio Sales da Costa (Arcebispo de Belo Horizonte), D. Agnello Rossi (Arcebispo de Ribeirão Preto), D. Vicente Sherer (Arcebispo de Porto Alegre), entre outros. Todos nascidos e criados no berço ultramontano e ocupando os mais altos cargos eclesiásticos do país. Não iriam assistir de braços cruzados a ascensão de um pensamento que consideravam pernicioso e conseqüentemente a contínua redução de seus poderes e influências, inclusive junto ao Sumo Pontífice. É certo que já há algum tempo ansiavam a retomada do poder, faltava-lhes um plano."

http://www.anpuhsp.org.br/sp/downloads/CD%20XX%20Encontro/PDF/Autores%20e%20Artigos/Carlos%20Roberto%20Cunha%20Amorim.pdf


"Só com a verdadeira direita venceremos o comunismo e teremos o esplendor da legítima democracia 'neste país'."

http://ultramontano.blogspot.com.br/2007/03/falsa-direita.html

"Ensina o célebre e douto dominicano, Fr. Garrigou-Lagrange, OP, falecido sacerdote fidelíssimo ao Papa e seu Magustério, e tido por muitos o maior teólogo do século XX: 'é preciso não confundir a verdadeira direita com as falsas direitas, que defendem uma ordem falsa e não a verdadeira. Mas a direita verdadeira, a que defende a ordem fundada sobre a justiça, parece ser um reflexo do que a Escritura chama a direita de Deus, quando que Cristo está sentado à direita do seu Pai e que os eleitos estarão à direita do Altíssimo.' (O Legionário – jornal da Arquidiocese de São Paulo, 11 de setembro de 1938)"

http://ultramontano.blogspot.com.br/2007/03/falsa-direita.html

Assuntos relacionadosEditar

Cristianismo e política

Religião e política

VoltarEditar

voltar

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória