FANDOM

Blaise Pascal

Citações:

A justiça sem a força é impotente; a força sem a justiça é tirânica. (PASCAL, 1961, p. 127).

[...] não podendo fazer com que o que é justo fôsse forte, fêz-se com que o que é forte fôsse justo. (PASCAL, 1961. p. 127).

Haverá algo mais divertido do que um homem ter direito de me matar porque mora do outro lado das águas, e porque o seu príncipe tem uma questão de honra com o meu, embora eu nada tenha contra ele! Há sem dúvida leis naturais; mas essa bela razão corrompeu tudo [...] Nada é tão falível como essas leis que reparam as faltas: quem lhes obedece, porque são justas, obedece à justiça que imagina, mas não à essência da lei, que está encerrada em si: é lei, e nada mais. (PASCAL, 1961. p. 126).

É arriscado dizer ao povo que as leis não são justas; pois ele só lhes obedece porque as julga justas. (PASCAL, 1961, XXIV, VIII).

Quando se trata de julgar se devemos fazer a guerra, matar tanta gente, condenar tantos espanhóis à morte, um só homem decide e ainda por cima interessado; deveria ser um terceiro mais indiferente. (PASCAL, 1961. p. 127).

As coisas mais desarrazoadas do mundo tornam-se as mais razoáveis por causa do desregramento dos homens. Que há de menos razoável do que escolher para governar um Estado o primeiro filho de uma rainha? Não se escolhe, para governar um barco, aquêle, dentre os viajantes, que é mais nobre: seria uma lei ridícula e injusta. Mas, por que são e serão sempre escolhidos assim, ela se torna razoável e justa; pois quem se escolherá? O mais virtuoso e o mais hábil? Eis-nos incontinenti embaraçados: cada um pretende ser o mais virtuoso e o mais hábil. Liguemos, pois, essa qualidade a algo incontestável. É o filho mais velho do rei. Isso é claro, a razão não pode fazer melhor, pois a guerra civil é o maior dos males. (PASCAL, 1961. p. 131).

voltar

Também no FANDOM

Wiki aleatória