FANDOM

O homem não é o único animal racional

Texto do Luís Fernando Veríssimo (será que é verdade?) 

A Verdade

O homem é o único animal que ri dos outros. O homem é o único animal que passa por outro e finge que não vê.
É o único que fala mais do que papagaio.
É o único que gosta de escargots (fora, claro, o escargot).
É o único que acha que Deus é parecido com ele.
E é o único...
...que se veste
...que veste os outros
...que despe os outros
...que faz o que gosta escondido
...que muda de cor quando se envergonha
...que se senta e cruza as pernas
...que sabe que vai morrer
...que pensa que é eterno
...que não tem uma linguagem comum a toda espécie
...que se tosa voluntariamente
...que lucra com os ovos dos outros
...que pensa que é anfíbio e morre afogado
...que tem bichos
...que joga no bicho
...que aposta nos outros
...que compra antenas
...que se compara com os outros
O homem não é o único animal que alimenta e cuida das suas crias, mas é o único que depois usa isso para fazer chantagem emocional.
Não é o único que mata, mas é o único que vende a pele.
Não é o único que mata, mas é o único que manda matar.
E não é o único...
que voa, mas é o único que paga para isso; que constrói casa, mas é o único que precisa de fechadura
que foge dos outros, mas é o único que chama isso de retirada estratégica.
que trai, polui e aterroriza, mas é o único que se justifica
[...]

O homem não é o único animal racional

por Eduardo Szklarz

Dono de um intelecto insuperável, o Homo sapiens sempre subestimou as habilidades cognitivas das outras espécies. Mas será que a distância separando os humanos dos outros animais realmente é tão grande assim? A ciência vem demonstrando que não.
Se entendermos racionalidade como a capacidade de tomar decisões baseadas em pensamentos lógicos, muitos outros bichos podem ser considerados racionais. "Novas evidências revelam que racionalidade não é um privilégio do homem. Na verdade, ela é mais uma das capacidades compartilhadas por muitos seres vivos - respeitando as singularidades de cada ser", diz a veterinária Ceres Berger Faraco, especialista em psicologia animal. "Golfinhos e macacos, por exemplo, raciocinam quando se veem diante de novos desafios e decidem se precisam rever as estratégias para enfrentá-los".
Desafio é o que não falta na vida de Kanzi, um bonobo (parente do chimpanzé) criado com linguagem humana desde que nasceu, há 29 anos. Ele aprendeu nada menos que 400 palavras com a pesquisadora americana Sue Savage-Rumbaugh. O primata consegue até formar frases e conjugar verbos, apontando para uma espécie de glossário com centenas de símbolos.
Humanos também não são os únicos capazes de dissimular. A cientista americana Susan Townsend descobriu que os lobos frequentemente se privam de pegar comida quando outros lobos estão de olho. E que os chimpanzés, às vezes, tampam a cara com as mãos para evitar que outros saibam que estão com medo. "Eles têm senso de si", diz o biólogo Marc Bekoff, da Universidade do Colorado, nos EUA.
Segundo Bekoff, cachorros podem ser tão racionais que fazem planos para o futuro. E elefantes ficam de luto quando morre um amigo ou parente. Um estudo recente da Universidade de Goethe, na Alemanha, revela que os corvos são capazes de se reconhecer no espelho. E cientistas da Universidade Paul Sabatier, na França, demonstraram que abelhas entendem conceitos abstratos como "equivalente" e "diferente". Agora responda: dá para continuar achando que somos os únicos animais racionais do planeta?

http://super.abril.com.br/ciencia/homem-nao-unico-animal-racional-681485.shtml

voltar

Também no FANDOM

Wiki aleatória