Pauloacbj Wiki
Registre-se
Advertisement

Outros nomes: Liberdade de informação, liberdade de imprensa, direito à liberdade de imprensa, liberdade de informação jornalística, ou direito à liberdade de informação jornalística


Segundo Pinho (2009, p. 92), trata-se de desdobramento do direito à liberdade de manifestação do pensamento, por sua vez decorrente do direito à liberdade. (PINHO, 2009, p. 87-98).

Ainda, segundo Pinho (2009, p. 92), apresenta como desdobramento o direito ao sigilo da fonte.


Definição[]

Histórico legislativo[]

Declaração de direitos do bom povo de Virgínia (1776) (art. XII)



Possíveis conflitos[]

Questões relacionadas[]

Direitos fundamentais

Gerações de direitos

Constitucionalismo

Direito à liberdade


Citações[]

(sem grifos no original)

A Constituição assegura a "plena liberdade de informação jornalística em qualquer veículo de comunicação social". Trata-se de um direito de conteúdo mais abrangente que o tradicional conceito de liberdade de imprensa, que assegura o direito de veiculação de impressos sem qualquer restrição por parte do Estado. A liberdade de informação jornalística compreende o direito de informar, bem como o do cidadão de ser devidamente informado. Qualquer legislação infraconstitucional que constitua embaraço à atividade jornalística, por expressa disposição de nossa Carta Magna, deve ser declarada inconstitucional (CF, art. 220, § 1°). A liberdade de informação jornalística deve ser exercida de forma compatível com a tutela constitucional da intimidade e da honra das pessoas, evitando situações de abuso ao direito de informação previsto na Constituição. Em caso de excesso em notícias divulgadas pelos veículos de comunicação social, a jurisprudência tem considerado indenizáveis os danos materiais e morais decorrentes desse abuso. Como observa Vidal Serrano Nunes Jr., o direito à liberdade de informação possui dupla face: uma de defesa da imprensa contra o Estado e outra de defesa do cidadão contra os veículos de comunicação. (PINHO, 2009, p. 92).

Wikipédia[]

Outros sites[]

Referências[]

PINHO, Rodrigo César Rebello. Teoria geral da constituição e direitos fundamentais. 9. ed. São Paulo: Saraiva, 2009. xviii, 208 p. (Sinopses jurídicas ; 17) ISBN 9788502023543 (Obra comp (Número de Chamada: 341.2 B28)


Notas[]



voltar para direitos fundamentais

Advertisement