FANDOM


Um dos desdobramentos do Positivismo jurídico.


DefiniçãoEditar

A jurisprudência dos conceitos foi a primeira sub-corrente do positivismo jurídico, segundo a qual a norma escrita deve refletir conceitos, quando de sua interpretação. Seus principais representantes foram Ihering, Savigny e Puchta.

Foi, portanto, a precursora da idéia de que o direito provém de fonte dogmática, imposição do homem sobre o homem e não consequência natural de outras ciências ou da fé metafísica.

Entre as principais características da jurisprudência dos conceitos estão: o formalismo, com a busca do direito na lei escrita; a sistematização; a busca de justificação da norma específica com base na mais geral .

Ou seja, segundo esta escola, o direito deveria, prevalentemente, ter base no processo legislativo, embora devesse ser justificado por uma idéia mais abrangente relativa a um sentido social.

Fonte:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Jurisprud%C3%AAncia_dos_conceitos


História/FasesEditar

DesdobramentosEditar

RepresentantesEditar

Ihering (1818-1892)

Savigny (1779-1861)

Puchta (1798-1846)


Questões relacionadasEditar

WikipédiaEditar

http://pt.wikipedia.org/wiki/Jurisprud%C3%AAncia_dos_conceitos


Outros sitesEditar

Assuntos relacionadosEditar

ReferênciasEditar

NotasEditar

voltar para Positivismo jurídico

voltar para Escolas jurídicas

voltar para Direito

voltar para Filosofia do Direito

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória