FANDOM

David Hume

Citações:

A menos que, portanto, admitamos que a natureza estabeleceu um sofisma e o tornou necessário e inevitável, temos de aceitar que o sentido da justiça e da injustiça não deriva da natureza, mas nasce artificialmente, ainda que necessariamente, da educação e das convenções humanas. (HUME, 2001, p. 558).

[...] Foi portanto a preocupação do nosso próprio interesse e do interesse público que nos fizeram estabelecer as leis da justiça, e nada pode ser mais certo do que não ser uma relação de ideias que nos dá esta preocupação, mas sim as nossas impressões e sentimentos, sem as quais tudo na natureza nos é perfeitamente indiferente e não pode afectar-nos absolutamente nada. O senso da justiça não se baseia pois nas nossas ideias, mas nas nossas impressões. (HUME, 2001, p. 572).

A educação e o artifício político contribuem para conferir mais moralidade à lealdade e para estigmatizar toda a rebelião com maior grau de culpa e infâmia. E não é de admirar que os políticos sejam zelosos em inculcar tais noções, quando o seu interesse nelas está tão particularmente envolvido. (HUME, 2001, p. 629).

De modo geral, devemos então considerar esta distinção entre a justiça e a injustiça como tendo dois fundamentos diferentes: o do interesse, quando as pessoas notam que é impossível viver em sociedade sem se conformarem a certas regras; e o da moralidade, uma vez que se notou este interesse e se experimenta prazer em ver acções que tendem a paz da sociedade, e mal-estar em ver outras que lhe são contrárias. (HUME, 2001, p. 615).

A maior parte das invenções humanas estão sujeitas a mudança. Elas dependem do humor e do capricho. Estão em voga durante algum tempo e depois caem no esquecimento. Pode talvez recear-se que, se admitíssemos que a justiça é uma invenção humana, teríamos de a colocar no mesmo plano. Mas os dois casos são amplamente diferentes. O interesse em que a justiça se baseia é o maior que se pode imaginar e estende-se a todos os tempos e lugares. Não pode ser servido por nenhuma outra invenção. É manifesto e descobre-se logo na primeira formação da sociedade. Todas estas causas tornam firmes e imutáveis as regras da justiça; pelo menos tão imutáveis como a natureza humana. E se elas se baseassem em instintos originais poderiam ter maior estabilidade?

voltar

Também no FANDOM

Wiki aleatória