FANDOM

Por que estudar Filosofia do Direito?Editar

Ao falarmos em filosofia, devemos ter em mente uma disciplina cujo objetivo é nos direcionar a um aprimoramento das formas de pensar. Para tanto, usa como método a investigação crítica e racional daquilo que toma como objeto.

A Filosofia do Direito, por sua vez, tem como preocupação refletir e questionar, entre outras coisas, o objetivo do sistema jurídico, procurando construir uma visão crítica acerca dele. Dessa forma, além de haver uma contribuição com a evolução do pensamento, aumentam-se as condições de que sejam apresentadas alternativas eficazes aos problemas e práticas vivenciados pela sociedade e pela comunidade jurídica.

Utiliza-se, assim, o poder da reflexão racional para descobrir o que há de errado em nossas práticas, e para substituir por práticas melhores, sempre envolto em um sistema possibilitador de criticidade, dessacralizando temas, dissecando a realidade, de forma a revelar muitas vezes “verdades ocultas” escondidas sob o manto de um discurso ideológico, falsificador de verdades.

À Filosofia do Direito compete dar subsídios capazes de fazer com que o indivíduo seja capaz de tomar eficientemente decisões relacionadas ao Direito, bem como pesar alternativas, fazer escolhas, considerar argumentos e resolver de alguma forma os problemas que lhe são apresentados.

Para tanto, à Filosofia do Direito caberia apresentar ao estudante as várias formas de pensar o Direito, situando-o dentro do processo de discussão histórico, incentivando a análise das diversas respostas dadas pelos pensadores às diversas questões propostas, favorecendo e estimulando a formação de um senso crítico em relação aos conhecimentos que lhe são apresentados, e fornecendo, assim, subsídios para o aprimoramento do exercício jurídico.

Preocupações concernentes à disciplina de Filosofia do Direito:

  • O que é Justiça?
  • Se todo mundo cumprisse a lei haveria Justiça?
  • Qual a relação entre Direito e Justiça?
  • Qual a relação entre Ética, Ciência, Direito e Filosofia?
  • Qual a função do Direito na sociedade?
  • O Direito reproduz a vontade geral?
  • O Direito deve reproduzir a vontade popular ou deve se orientar ao aprimoramento da sociedade?
  • Qual a papel do Juiz na aplicação do Direito?
  • Qual fator exerce maior influência sobre decisão de um Juiz: a lei ou a ideologia?
  • Qual a importância de conhecer o ser humano para o operador do Direito?
  • Quais os fatores responsáves por nossa forma de ver o mundo?
  • Todo conhecimento é ideológico?
  • Educação leva à Justiça?
  • Qual o papel do acadêmico e do operador do Direito?

A questão da JustiçaEditar

http://pauloacbj.blogspot.com/2009/08/direito-e-justica.html

Outras questõesEditar

Algumas questões que surgem para o Direito:

  • Há um “algo mais” acima das normas humanas que deve orientar a formulação do Direito ou este deve ser totalmente resultado da livre estipulação humana, sem qualquer limitação moral absoluta preestabelecida?
  • O poder da maioria (garantia de que prevaleça sempre a vontade da maioria) pode ser limitado por sua própria legislação ou a maioria deve poder alterar a legislação quando entender conveniente?
  • Como seria possível existir uma regra contra a brutalidade da maioria, se a maioria puder fazer a lei conforme a sua vontade?
  • O Estado e o Direito são necessariamente meios de dominação ou podem ser usados para o bem comum? Quem determina o que é bem comum?
  • Qual a relação entre Direito, Ciência e Ideologia? É possível superar a alienação?

Assuntos relacionadosEditar

Law and economics

Direito Alternativo

VoltarEditar

Voltar para Filosofia

Voltar para Direito

Também no FANDOM

Wiki aleatória