FANDOM

[…]

O Instituto Nacional de Saúde (NIH) Consensus Development Panel on Optimal Calciun Intake está indicando uma quantidade ainda maior. Porém, uma consequência do alto consumo de cálcio, especialmente na hora da refeição ou com suplementos de multivitaminas e minerais, é uma inibição de, aproximadamente, metade da absorção de ferro.

O mecanismo de interação entre cálcio e ferro ainda não é conhecido. Alguns estudos demonstram que separar alimentos ricos em cálcio de alimentos ricos em ferro, pode prevenir a inibição do cálcio na absorção do ferro.

O cálcio de suplementos e dos alimentos diários (ex. leite, queijo) normalmente inibe a absorção de ferro quando adicionados à refeição. A questão sobre qual das fontes de cálcio potencializa o efeito inibitório do cálcio sobre a absorção do ferro vem sendo pesquisada por muitos. O cálcio na forma de cloreto de cálcio inibe a absorção do ferro heme, com absorção variando de 52 – 76% do controle.

O tempo do consumo de cálcio em relação ao ferro é importante. Em estudos recentes, foi encontrado que o efeito do cálcio na absorção do ferro era anulado se o cálcio fosse oferecido mais do que 1 hora depois do ferro. Os resultados destes estudos indicam um declínio mensurável na absorção do ferro quando a maioria da dieta de cálcio foi consumida juntamente com refeições que continham ferro. Aproximadamente 45% a mais de ferro foi absorvido nesse período quando cálcio foi ingerido junto a uma refeição pobre em ferro. Quando o cálcio não foi consumido numa refeição rica em ferro, 0,44mg a mais de ferro foi absorvido pelos pacientes. Os autores estimam que esta quantidade reduz a deficiência de ferro em 14% em mulheres jovens. A absorção máxima de ferro é obtida pela separação da ingestão de cálcio e ferro.

A interação entre cálcio e ferro está documentada em vários estudos e ocorre, principalmente, quando ambos são ingeridos juntos (Allen, Wood, 1994). Cook (1991) avaliou o efeito dos sais de cálcio comumente utilizados como suplemento sobre a absorção de ferro. Os resultados mostraram que 600 mg Ca/ dia na forma de citrato ou fosfato de cálcio, reduziram a absorção do ferro heme em 49% e a do ferro não heme em 62%. O mesmo ocorre a partir do cálcio de fontes alimentares (Reddy, 1997). […]

Fonte: http://www.albitech.com.br/publicacao_4.php

Uma outra maneira de promover a absorção de ferro é eliminar o café e o chá durante as refeições, especialmente aquelas refeições que contenham quantidades significativas de ferro. O café tem sido apontado por diminuir a absorção de ferro em até 39% e o chá em até 64%. Se acredita que isso é devido aos taninos e outras substâncias que se ligam ao ferro e o torna menos aproveitável pelo organismo.

Esse efeito tem sido detectado mesmo quando o café é consumido até uma hora depois da refeição. Adicionando leite ao café diminui ainda mais a absorção de ferro. A pessoa pode reequilibrar isso com alimentos ricos em vitamina C, mas porque não desfrutar de um copo de suco de laranja em seu desjejum, em vez de um copo de café?

Se a pessoa não consegue abrir mão do seu café, beba-o com uma hora ou mais antes das refeições para impedir a interferência com a absorção do ferro. O cozimento em recipientes de ferro pode aumentar significativamente o teor de ferro nos alimentos. Isso acontece ainda mais quando o alimento é ácido, como no caso dos tomates. Se a pessoa ainda não tem certeza de estar obtendo ferro adequadamente, é melhor que procure um nutricionista para avaliar sua dieta.

Fonte: http://www.ivu.org/portuguese/trans/vrg-iron.html

O oxalato, substância presente na beterraba, no espinafre e na batata-doce também diminui a absorção do ferro não-heme. Já os taninos, encontrados no chá mate e preto, prejudicam apenas a absorção do ferro heme.

Fonte: http://revistavivasaude.uol.com.br/saude-nutricao/73/nutricao-132160-1.asp

voltar para Tabela de nutrientes

Também no FANDOM

Wiki aleatória