FANDOM




“Então o que é um criminoso? Criminoso é aquele a quem, por sua conduta e algo mais, a sociedade conseguiu atribuir com sucesso o rótulo de criminoso. Pode ter havido a conduta contrária ao Direito penal, mas é apenas com esse "algo mais" que seu praticante se tornará efetivamente criminoso. Em geral, esse algo mais é composto por uma espécie de índice de marginalização do sujeito: quanto maior o índice de marginalização, maior a probabilidade de ele ser dito criminoso. Tal índice cresce proporcionalmente ao número de posições estigmatizadas que o sujeito acumula. Assim, se ele é negro, pobre, desempregado, homossexual, de aspecto lombrosiano e imigrante paraguaio, seu índice de marginalização será altíssimo e, qualquer deslize, fará com que seja rotulado de marginal. Em compensação, se o indivíduo é rico, turista norte-americano em férias, casado e branco, seu índice de marginalização será tendente à zero. O rótulo de vítima lhe cairá fácil, mas o de marginal só com um espetáculo investigativo sem precedentes.”


Fonte: http://sandrosell.blogspot.com.br/2007/08/etiqueta-do-crime-consideraes-sobre-o.html


É exatamente isso que o labelling approach sustenta: “o crime não é algo que se faz mas uma resposta (reação) social a algo supostamente feito”. E aqui concluímos, que o direito penal do ato não se realiza plenamente em nenhum país, porque, lembrando Marx, em qualquer sociedade, os estratos mais marginalizados da população serão sempre os mais perseguidos pelo sistema.

Fonte: http://criminologianapratica.blogspot.com.br/2009/05/teoria-do-etiquetamento.html



voltar

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória