FANDOM

ovócito: Células germinativas ou sexuais produzidas nos ovários.

ovulação: Processo em que o Ovócito II segue do ovário para a tuba uterina, onde pode ser fecundado e ter início a gestação.

fecundação: Processo em que um espermatozóide penetra no ovócito, como no caso dos seres humanos e da maioria dos mamíferos.

óvulo: Célula sexual feminina (gâmeta feminino) que, depois de fertilizada por um gâmeta masculino, dá origem ao ovo ou zigoto, durante o processo da reprodução sexuada. Nos seres humanos, bem como na maioria dos mamíferos, o óvulo só se formará após a fecundação de um ovócito, que é a célula libertada a quando da ovulação do ovário.

ovo (zigoto): Principal produto da fecundação, que inicia a divisão por mitose até dar origem ao embrião. Considerada a fase inicial da nova vida.

  • blastômero: Estrutura que resulta da divisão do ovo fertilizado durante o desenvolvimento embrionário. No seu caminho até ao útero, o ovo permanece livre nos líquidos da secreção tubária e uterina. Aqui não vai crescer, mas divide-se activamente fazendo com que se diminuam o tamanho das células-filhas. Chama-se a este processo de segmentação ou clivagem, consistindo em sucessivas divisões mitóticas do zigoto, resultando num rápido aumento do número de células. As células-filhas originárias do ovo fecundado são denominadas blastômeros. Eles vão dar origem à mórula.

Período embrionário:

Embrião: Da segunda à sétima semana depois da fecundação. Primeiras modificações do óvulo fecundado. Etapa conhecida como período embrionário.

  • mórula: Primeiro estado de desenvolvimento do embrião dos animais, depois de o zigoto começar a dividir-se para formar uma esfera com 64 células, ou blastômeros. É o conjunto de 12 a 32 blastômeros, formado através do processo de clivagem do zigoto. O zigoto com 12 a 16 blastômeros já pode ser chamado de mórula. Nesta fase, a mórula começa a formar uma cavidade central cheia de líquido, denominada blastocele, ou cavidade blastocística, e passa a chamar-se blástula.
  • blástula ou blastocistos: Segundo estado de desenvolvimento do embrião dos animais, com mais de 64 células e uma cavidade central chamada blastocélio. É nesta fase que ocorre a nidação. Nesse estágio a mórula sofre mudanças que a converte em blastocisto. Isto ocorre imediatamente após a chegada da mórula no útero, quando a cavidade blastocística é preenchida por um líquido. Neste momento suas células se dispõem centralmente e formam o primórdio do embrião.
  • nidação: É o momento em que, na fase de blástula, o embrião fixa-se no endométrio. Nos humanos, comumente ocorre entre o sexto e o décimo-segundo dia depois da ovulação (geralmente por volta do nono dia).
  • gástrula: Neste estágio, onde o embrião já está na terceira semana, o blastocisto se transforma em gástrula, a este processo de transformação chamamos “gastrulação”. Durante toda esta fase forma-se um disco embrionário trilaminar. Esse disco é responsável pelas 3 camadas germinativas da gástrula que se diferenciarão nos tecidos e órgãos do embrião: ectoderma, mesoderma e endoderma.
  • nêurula: Neste estágio o embrião se desenvolve a partir da placa neural, isto ocorre durante a terceira e a quarta semana. É o primeiro vestígio do sistema nervoso.

Ao fim do primeiro mês, mede entre 0,4 cm e 0,5 cm.

No segundo mês, o comprimento do embrião chega a 4 cm.

De 5 a 8 semanas: O embrião cresce a um ritmo muito rápido. Na quinta semana começam a formar-se os rins, o fígado, o sistema nervoso, a coluna vertebral, a cabeça e o tronco. Uma parte do centro do embrião irá converter-se no coração do bebê. No final da oitava semana o bebé já mede 2,5 centímetros. Todos os órgãos principais já estão formados, mas não completamente. A cauda embrionária do bebé desaparece. O cérebro está completamente desenvolvido e os neurónios começam a dividir-se formando o sistema nervoso.

Fim do período embrionário

Feto: A partir da nona semana (aprox. dois meses depois do início da vida embrionária). Período em que já se podem ser observados braços, pernas, olhos, nariz e boca, e vai até o fim da gestação.

O período fetal, que começa no terceiro mês de gestação, é marcado pelo desenvolvimento do esqueleto, das costelas e dos dedos de mãos e pés. Todos os órgãos internos se formam até o fim do mês, quando o feto mede 14 cm.

Da 9ª à 12ª semana: No final deste trimestre o bebê mede cerca de 6,3 centímetros e pesa mais ou menos 14 gramas. A cabeça começa a ficar redonda e a cara a tomar forma (aqui já é possível ver o perfil do bebé). Os olhos, que no inicio estavam nos lados da cabeça, ficam agora sobre a cara e os ouvidos estão próximos das posição certa.

O feto se mexe se alguém cutuca a sua barriga, mas você ainda não consegue sentir os movimentos dele. As células nervosas fetais se multiplicam rapidamente, e as sinapses (conexões neurológicas no cérebro) estão se formando.

O bebê adquiriu mais reflexos: se alguma coisa encosta na palma da mão, os dedos fecham; se alguma coisa encosta na sola do pé, os dedos se curvam; e, se alguma coisa encosta nas pálpebras, os músculos dos olhos se contraem.

13 a 16 semanas

Quarto mês: Nessa fase, o bebê mede cerca de 16 cm e começa a se movimentar, sugar e engolir. Ele também é capaz de perceber alterações de luz e diferenciar gostos amargos e doces.

Ele já tem impressões digitais só suas, e começa a fazer o movimento de procurar o mamilo para mamar.

A partir da 14ª semana, o feto consegue fazer os movimentos de agarrar, franzir as sobrancelhas, fazer caretas e ficar vesgo. Talvez saiba até chupar o dedo. Os pesquisadores acreditam que esses e outros movimentos correspondam ao desenvolvimento de impulsos no cérebro.

A partir da 16ª semana pode haver manipulação do cordão umblical pelo feto.

17 a 20 semanas

Quinto mês: A partir do quinto mês, nascem os primeiros fios de cabelo, os cílios e as sobrancelhas. Formam-se as trompas e o útero nas meninas e os órgãos genitais dos meninos podem ser vistos no exame de ultrassom. O bebê tem cerca de 25 cm de comprimento e consegue realizar movimentos como franzir a testa e chupar o dedo.

Por volta da 19ª semana, os neurônios ligados a cada um dos sentidos - paladar, olfato, audição, visão e tato - estão se desenvolvendo em suas áreas específicas do cérebro. A produção de células nervosas diminui, e as células já existentes aumentam de tamanho e formam conexões mais complexas.

21 a 24 semanas

Sexto mês: O bebê mede cerca de 32 cm e consegue reconhecer sons externos, especialmente a voz e a respiração da mãe. Lábios e sobrancelhas começam a ficar mais visíveis e as pontas dos dedos apresentam sulcos que se tornarão as impressões digitais.

O bebê já é capaz de ouvir a fala.

25 a 28 semanas

Sétimo mês: O bebê mede entre 35 cm e 40 cm. Dentro do útero, boceja, abre os olhos, dorme e se movimenta. Os órgãos internos continuam crescendo e ele ouve e reage a estímulos sonoros, como músicas e conversas.

29 a 32 semanas

Oitavo mês: Nesse período, o bebê mede entre 40 cm a 45 cm e começa a se preparar para ficar em posição de parto – de cabeça para baixo. Para ajudar a manter a temperatura do bebê depois do nascimento, uma camada de gordura se forma sob a pele. Os pulmões estão quase prontos e os ossos ficam mais resistentes.

33 a 36 semanas

Nono mês: O bebê mede entre 45 cm e 50 cm, todos os órgãos estão completamente formados e ele já consegue controlar a respiração. Em torno da 40ª semana, ele está preparado para nascer.

37 a 40 semanas

Outros sitesEditar

http://brasil.babycenter.com/desenvolvimento-fetal

http://www.todopapas.com.pt/gravidez/semanas-a-semanas/desenvolvimento-do-feto-semana-a-semana--3021

http://www.hsw.uol.com.br/como-um-feto-se-desenvolve.htm

http://www.publico.pt/ciencia/noticia/fetos-humanos-nao-tem-consciencia-da-dor-durante-as-primeiras-24-semanas-de-gestacao-1443739

http://direitoaviver.blogspot.com.br/2007/01/quando-comea-vida.html

voltar para Biologia

Também no FANDOM

Wiki aleatória