FANDOM




Chávez e a Igreja

 

Hugo Chávez

 

[...] Chávez “assumiu a presidência da Venezuela em 1999, para um mandato inicialmente fixado em cinco anos, pondo fim a quatro décadas de domínio dos chamados partidos tradicionais - a Acción Democrática (AD) e o Comité de Organización Política Electoral Independiente (COPEI).”

 

[COPEI é o maior partido democrata-cristão das Américas.]

 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hugo_Ch%C3%A1vez

 

 

[...] Desde que assumiu o poder em 1999, Chávez manteve constantes enfrentamentos com a Igreja Católica pelos pronunciamentos críticos dos bispos contra os riscos e excessos de seu projeto socialista. No ano 2002, Chávez acusou o Episcopado venezuelano de ser um "tumor" para seu processo revolucionário e exigiu ao Vaticano não intervir nos assuntos internos do país. [...]

 

http://www.acidigital.com/noticia.php?id=25019

 

http://papocatolico.blogspot.com.br/2013/03/hugo-chavez-morreu-no-seio-da-igreja.html#more

 

 

2 de maio de 2000

Igreja Católica e Hugo Chávez trocam acusações

 

Dignitários da Igreja Católica acusaram, nesta terça-feira, o presidente Hugo Chávez de "desrespeitar" e "agredir" a instituição e de estar promovendo uma campanha contra as autoridades eclesiásticas.

 

O subsecretário da Conferência Episcopal, o padre Pedro Freites, disse em uma entrevista a Rádio Unión que Chávez está promovendo divisões na Igreja Católica para criar "uma igreja chavista".

 

[...] As relações entre Chávez e a Igreja Católica estão deteriorando-se há mais de três semanas, desde que a Conferência Episcopal manifestou desconfiança em relação à maneira como o Conselho Nacional Eleitoral está conduzindo o processo eleitoral de 28 de maio. [...] disse Chávez ao abrir sua campanha eleitoral. "Isso é um pecado. Manipular e utilizar a Igreja contra a própria Igreja é um pecado mortal", afirmou.

 

Freites afirmou que Chávez desrespeita a Igreja ao agredir verbalmente a pessoa que representa a instituição (Baltazar Porras) e acrescentou que "o presidente cometeu publicamente um pecado grave, que é a ofensa, a mentira, porque tenta usar a imagem de uma pessoa para condená-la publicamente". [...]

 

http://www.dgabc.com.br/News/90000115849/igreja-catolica-e-hugo-chavez-trocam-acusacoes.aspx?ref=history

 

 

11/07/2010

Chávez diz que é cristão, marxista e bolivariano

 

Presidente da Venezuela responde a arcebispo e não vê contradição ideológica

 

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, se definiu novamente neste domingo (11) como "marxista" sem que isso contradiga, de acordo com ele, sua fé cristã nem sua política "bolivariana".

 

- Para nós, o marxismo é uma ferramenta que nos ajuda a interpretar o homem, a sociedade e a história, não um dogma, nem uma cartilha.

 

[...] A ratificação dá continuidade à discussão mantida entre o mandatário e o arcebispo de Caracas, cardeal Jorge Urosa Savino.

 

Na última sexta-feira, o religioso confirmou suas opiniões contra o "Socialismo do século 21" impulsionado pelo presidente e o acusou de conduzir a Venezuela "à ditadura marxista, comunista, que é uma ruína para o país".

 

- Aqui avançamos até uma democratização plena que muito bem chamamos socialismo bolivariano, cujo sentido primordial é dar poder ao povo.

 

[...] - Assim, cardeal, sou com muito orgulho bolivariano, cristão e também marxista. Se você vê contradição aí, pouco posso fazer para que entenda. Em mim essas concepções de vida convivem em uma estreita irmandade.

 

O mandatário reiterou ainda que Urosa deveria apresentar provas de suas acusações perante os tribunais, já que o arcebispo de Caracas considera que "isso é público, notório e evidente".

 

A controvérsia entre as duas figuras reavivou nesta semana o enfrentamento que ambos mantêm nos últimos anos e que envolve o governo e a cúpula da Igreja Católica venezuelana, alinhada à oposição.

 

http://noticias.r7.com/internacional/noticias/chavez-diz-que-e-cristao-marxista-e-bolivariano-20100711.html

 

 

15/07/2010

Igreja Católica vira o novo alvo de Hugo Chávez

 

Venezuelano chama bispos de trogloditas e diz que o papa não é o "embaixador de Cristo"

 

A Igreja Católica virou alvo de fortes ataques do presidente venezuelano, Hugo Chávez, que pediu para revisar os privilégios do Vaticano no país, tachando de "retrógrada" uma parte da entidade eclesiástica, depois que um cardeal criticou o rumo de seu governo.

Nesta quarta-feira, Chávez pediu a seu ministro das Relações Exteriores, Nicolás Maduro, que estudar o convênio entre a Venezuela, país de maioria católica, e o Vaticano. Ele quer assegurar que a Igreja Católica não tenha "privilégios" no país em relação a outras, o que violaria a Constituição, segundo o presidente.

A queda-de-braço verbal entre a igreja e o chefe de Estado se intensificou pelas recentes declarações do cardeal venezuelano, Jorge Urosa Savino, atual arcebispo de Caracas, para quem o presidente "passa por cima da Constituição" e quer levar o país "pelo caminho do socialismo marxista, que é totalitário, e conduz a uma ditadura".

Suas afirmações fizeram com que Chávez o qualificasse de "troglodita" e pró-golpista e o desafiasse a demonstrar, perante um tribunal, que seu governo viola a Constituição.

Depois, dirigindo-se também a um certo setor da Igreja, Chávez disparou: "caso não tenham entendido, são uns retrógrados (...) Deveria exortá-los a tirar a batina atrás da qual se escondem covardemente".

[...] Em um comunicado, a Conferência Episcopal venezuelana [...] pediu ao governo "um entendimento apesar das diferenças de ideias".

Esta subida de tom entre a igreja e o presidente venezuelano ocorre a dois meses e meio de importantes eleições legislativas, nas quais o governo quer manter a maioria na Assembleia Nacional (Congresso).

Chávez, que se diz católico convicto e considera Jesus Cristo o "primeiro socialista" da História, defende uma igreja encarnada no povo e assegurou, na quarta-feira, que não considera o papa "nenhum embaixador de Cristo na Terra".

- Se, em todo caso, tivesse Cristo um embaixador, não é outro senão o povo.

http://noticias.r7.com/internacional/noticias/igreja-catolica-vira-o-novo-alvo-de-hugo-chavez-20100715.html

 

 

19/10/2010

Site petista-dilmista propõe luta contra a Igreja Católica, como Chávez fez na Venezuela

 

Um site petista-dilmista chamado “PT 20 anos no poder” está propondo uma mobilização contra a Igreja Católica. E dá a receita:

 

“[...] Este caminho já foi traçado pelo companheiro Hugo Chávez na Venezuela: depois de sofrer uma campanha sórdida como a que estamos sofrendo agora, decretou a laicidade do Estado, e agora é o governo venezuelano que controla sua própria Igreja.”

O texto expõe a sua noção de liberdade religiosa:

 

“Nós acreditamos na liberdade religiosa, desde que a fé não seja usada como instrumento de dominação da vontade do povo por parte do Vaticano, como vemos acontecer desde as Cruzadas. [...].”

 

http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/site-petista-dilmista-propoe-luta-contra-a-igreja-catolica-como-chavez-fez-na-venezuela/

 

 

08/01/2003

Venezuelanos discutem legalidade de posse de Hugo Chávez

 

Chavistas argumentam que caso não está previsto na Constituição.

Oposição cobra que haja sessão na Assembleia e promete protestar

 

A Igreja Católica na Venezuela está preocupada com as manobras para permitir que Hugo Chávez comece mais um mandato como presidente sem ter de jurar no dia da posse, como quer a Constituição.

 

Na praça Bolívar, chavistas atentos ao noticiário. Para eles, Chávez seguirá sendo o presidente. [...] Não é o que pensa a Igreja Católica, que nesta segunda-feira (7) alertou que a estabilidade política e social da Venezuela corre grave risco.

 

[...] "Nossa democracia está doente, porque todas as instituições no país atuam como membros de um partido político e interpretam a Constituição do jeito que bem entendem." diz Tomás Guanipa, porta-voz do partido Primeiro Justicia.

 

A oposição cobra que haja sessão na Assembleia no dia 10 e promete protestar dentro e fora do país. Já o presidente da Assembleia bota mais um ingrediente no suspense, que já é grande, e até convocou a população para um ato na praça em frente ao palácio do governo para o dia da posse. [...]

 

http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2013/01/venezuelanos-discutem-legalidade-de-posse-de-hugo-chavez.html.

 

 

Igreja Católica afirma que a estabilidade política e social da Venezuela corre "sério risco"

 

[...] a cúpula da Igreja Católica afirmou que a estabilidade política e social do país corre "sério risco" [...] - Este é um momento histórico, difícil e incerto com traços que desenham uma complexa situação que poderia levar a uma encruzilhada perigosa - disse o bispo Diego Padrón, em um comunicado da cúpula eclesiástica.

 

[...] - O governo não disse ao povo toda a verdade a que ele tem pleno direito e vem comunicando sua verdade política com evidente dificuldade. Alterar a Constituição para alcançar um objetivo político é moralmente inaceitável. Rejeitaremos qualquer possível tentativa de manipulação da Constituição em favor dos interesses de uma personalidade política em detrimento da democracia e da unidade do país.

 

[...] Maduro disse ainda que espera que a cúpula da Igreja Católica - com a qual o governo tem mantido relações tensas nos últimos anos - mantenha uma conduta de respeito com a vida política do país.

 

http://www.catolicismoromano.com.br/content/view/2115/33/

 

 

05/03/2013

Deus lo Vult!

 

Chávez está morto. A Venezuela está livre.

 

[...] O que dá para fazer com certeza é rezar pela Venezuela, cujo futuro desponta um pouco menos sombrio agora que El Comandante depôs a foice e o martelo em definitivo mas que, provavelmente, ainda deve reservar algumas agruras ao povo venezuelano. [...]

 

Comentários: Eu não poderia deixar de expressar alívio ao saber da morte do Hugo Chavez, o caudilho que submeteu a Venezuela a uma ditadura marxista do pior jaez latino-americano: o castrista.

 

Fidel Castro gerou filhotes políticos tão imbecis quanto: Daniel Ortega, Evo Morales, Rafael Correa, Hugo Chavez, Lula, etc., são todos vermes do mesmo cadáver: o comunismo!

 

Vermes como Fidel, Chavez, Lula e sua trupe nos fez experimentar o sabor da mentira. Testemunhamos a disenteria doutrinária através da Teologia da Libertação. Enfim, a esquerda marcou e está marcando, infelizmente, as raízes políticas da América Latina.

 

E hoje os inimigos de Jesus Cristo perderam um grande aliado. É por isso que sinto alívio. Eu sei que a esquerda não morreu junto com o Chavez. E não quero transparecer ser desumano ao manifestar um sentimento positivo ante esse inimigo que nos encontrará a todos: a morte. Mas, é alívio… Alívio!

 

A ele a minha mais profunda ojeriza!"

 

http://www.deuslovult.org/2013/03/05/chavez-esta-morto-a-venezuela-esta-livre/

 

 

 

O Partido Comunista da Venezuela (PCV) apoiou este domingo a candidatura para a Presidência de Nicolás Maduro [...].

 

[...] a proposta do comitê central do partido de apoiar sua candidatura presidencial foi aprovada por unanimidade, convertendo-se assim em um dos primeiros partidos que o apoia, tal como fizeram em 1998 com a postulação do comandante Hugo Chávez.

 

[...] O candidato socialista para as eleições de 14 de abril [...] ratificará seu testamento político com a entrega perante o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) do Programa da Pátria. "O que vamos fazer é ratificar o caminho, o rumo histórico, a independência, o socialismo, a Venezuela potência, a Venezuela líder e motor do mundo multipolar, pluricêntrico, anti-imperialista”, enfatizou Maduro, que nesta segunda inscreve sua candidatura para a presidência.

 

[...] Esta inclusão do PCV se concretizou com o convite que fizeram a Maduro para fazer parte da direção política e militar da Revolução Bolivariana, instalada no dia 5 de março no Palácio de Miraflores, Caracas.

 

http://amaivos.uol.com.br/amaivos09/noticia/noticia.asp?cod_noticia=23072&cod_canal=38.

 


voltar

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória