FANDOM


Cícero

Citações:


Em consequência, a justiça simplesmente não existe se não deriva da Natureza e a utilidade acaba com tôda justiça construída com base na utilidade: se a Natureza não confirmar o Direito, tôdas as virtudes ruem. Com efeito, poderia existir a generosidade, o amor à Pátria, o respeito e o desejo de servir ao próximo ou de agradecer os favores recebidos? Porque estas virtudes nascem de uma inclinação natural que nos leva a amar o próximo e é nela que está o fundamento do Direito. (CICERO, 1972, p. 49-50).


[...] Mas, o maior absurdo é supor-se que são justas tôdas as instituições e leis dos povos. Serão ainda justas as leis dos tiranos? (CICERO, 1972, p. 49).


Se a origem do Direito se encontrasse nos mandamentos do povo, nos decretos dos líderes ou nas sentenças judiciais, o Direito seria roubar, adulterar, falsificar sempre que fôsse ratificado pelos desejos ou decisões da massa. (CICERO, 1972, p. 50)



voltar

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória