FANDOM


InternetEditar

O homem e a mulher adultos normais possuem cerca de 1.300 e 1.000 g de cálcio, respectivamente, dos quais mais de 99% estão no osso. O cálcio compõe 2% do peso corporal, mas apenas 1% do cálcio total do organismo está em solução.

(...)

A eficiência da absorção intestinal do cálcio é inversamente relacionada com o consumo deste elemento, de modo que uma dieta pobre em cálcio leva a um aumento compensatório na absorção percentual, devido em parte à ativação da vitamina D. A intensidade desta resposta diminui consideravelmente com a idade. Fármacos como os glicocorticóides e a fenitoína deprimem o transporte intestinal do cálcio. (...) Alguns componentes da dieta, como, por exemplo, o folato e o oxalato, deprimem a absorção do cálcio promovendo a formação de complexos inabsorvíveis. As doenças associadas a esteatorréia, diarréia ou má absorção intestinal crônica também determinam perda de cálcio nas fezes.

Fonte: http://www.revistacafeicultura.com.br/index.php?tipo=ler&mat=3854

AbsorçãoEditar

O cálcio tem seu metabolismo rigorosamente controlado por uma série de hormônios e vitamina (vitamina D), de forma que dos 1.200 mg que ingerimos diariamente, apenas 300 mg são absorvidos. Caso precisemos de mais cálcio, o intestino apenas aumenta sua absorção.

Fonte: http://www.abic.com.br/sabor_cafe.html


MisturasEditar

Cálcio (leite) + vitamina D (manteiga, gema de ovo, sol)

A vitamina D aumenta a absorção de cálcio no intestino delgado (duodeno e jejuno), em aproximadamente 30% a 40%. "A alimentação com vitamina D ainda ajuda os rins a eliminar o mineral, uma forma eficiente de prevenir a formação de cálculos no órgão", explica Solange de Oliveira Saavedra, nutricionista e gerente técnica do Conselho Regional de Nutricionistas de São Paulo e Mato Grosso do Sul (CRN-3). Para abastecer o corpo de cálcio, iogurtes, queijos brancos, tofu e aveia são opções ao leite. Já para a vitamina D potencializar seu efeito, não há essa mesma variedade. As fontes da substância que podem ser ingeridas para esse fim são limitadas. "Os melhores fornecedores nesse caso são os óleos de fígado e peixe e também o próprio fígado, manteiga e gema de ovo. A exposição ao sol é uma ótima forma de conseguir boas doses dessa vitamina", lista Solange. Lembre-se: para o efeito desejado, dez minutos de luz solar são suficientes.

Fonte: http://revistavivasaude.uol.com.br/saude-nutricao/73/nutricao-132160-1.asp


Cálcio X CafeínaEditar

Ver texto principal: Cafeína X Cálcio


voltar para Tabela de nutrientes

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória