FANDOM

É melhor alongamento antes ou depois dos exercícios?

O alongamento antes é sempre bem-vindo -e, em alguns casos, quase obrigatório: numa corrida de 10 km, na rua, é primordial para prevenir lesões. Depois da ginástica é recomendável em quase todos os casos, porém não na totalidade: se o aluno fez uma aula de localizada, um treino leve de musculação ou ainda um trabalho cardiovascular de média ou longa duração (corrida ou bicicleta) por mais de 30 minutos, o alongamento é benéfico para evitar encurtamentos em regiões lombares e posteriores de coxas e pernas. 'Mas depois de um circuito completo de musculação, em uma série superforte, não é uma boa idéia fazer o alongamento, pois representa um trabalho oposto ao que foi realizado', diz o personal trainer Carlos Cintra. Ou seja, durante a musculação as fibras se contraíram e agora, no alongamento, você irá estendê-las, o que pode aumentar o número de fibras já lesadas e provocar dor.

Fonte: http://revistamarieclaire.globo.com/EditoraGlobo/componentes/article/edg_article_print/1,3916,1687627-1742-1,00.html

Não faça alongamento antes de malhar

Pelo menos este é o conselho de especialistas para aqueles que querem realmente “malhar melhor”.

Muitas pessoas acreditam que alongamentos antes do exercício “soltam” o corpo antes do exercício, mas agora pesquisadores acreditam que esses alongamentos são contra produtivos e, além disso, podem ser prejudiciais.

Alongamentos tradicionais (como tentar tocar os pés) acabam endurecendo ainda mais os músculos em vez de relaxá-los – exatamente o oposto do que você quer quando vai começar a fazer exercícios.

Os especialistas dizem que esse tipo de atividade é como puxar um pedaço de borracha. As chances de prejudicar um músculo são grandes.

Segundo Kieran O’Sullivan, professor de Educação Física da Universidade de Limerik, na Irlanda, o grande problema é que nós não fazemos os alongamentos na hora certa. Quando alongamos os músculos antes dos exercícios, eles são forçados e, por conseqüência, ficam contraídos. Isso causa uma grande dificuldade quando você quer se mover mais rápido ou fazer mais força. As chances de se machucar durante o exercício também aumentam.

O’Sullivan diz que alongamentos fazem bem, mas não devem ser feitos apenas antes do exercício e sim depois da malhação ou no fim do dia.

Ele compara os alongamentos com levantamento de peso. Você não deve levantar peso antes de fazer exercício, muito menos se alongar. Nos últimos anos vários estudos mostraram que alongamentos antes do exercício fazem com que você fique mais fraco e mais lento. E analisando essas pesquisas, cientistas concluíram que pessoas que se alongam, ao contrário do que se achava, têm chances maiores de sofrer lesões durante o exercício.

Fonte: MSNBC

Fonte: http://hypescience.com/nao-faca-alongamento-antes-de-malhar/

Indicação de alongamento

O alongamento é fundamental para prevenir lesões musculares, pois esquenta e prepara os músculos para a atividade física. Deve ser feito antes e depois dos exercícios.

O alongamento aumenta a flexibilidade muscular, promovendo o estiramento das fibras musculares, aumentando o seu comprimento. Seu principal efeito é o aumento da amplitude dos movimentos possíveis numa determinada articulação. Quanto mais alongado um músculo, maior será a movimentação da articulação comandada por aquele músculo e, portanto, maior a sua flexibilidade. O alongamento consegue esse resultado por aumentar a temperatura da musculatura e por produzir pequenas distensões na camada de tecido conjuntivo que reveste o músculo.

Fonte: http://belezaesaude.dae.com.br/exercicios-fisicos/

voltar para Musculação/Hipertrofia

Também no FANDOM

Wiki aleatória