FANDOM

EVITAR A INFLAMAÇÃO DA ACNEEditar

Entenda o problema: a acne é resultado de uma alteração hormonal, que influi na produção de sebo, substância que, em quantidades adequadas, protege a pele dos agentes externos e da perda de água que levaria à desidratação. porém, quando as glândulas sebáceas começam a funcionar a todo o vapor, a oleosidade acaba favorecendo o entupimento dos poros. Para piorar, algumas bactérias se alimentam desse sebo e são elas as responsáveis pela inflamação local, que é justamente o que caracteriza a acne.

No contra-ataque: para combater o mal, uma boa estratégia é investir em alimentos fontes de vitamina c, como as frutas cítricas. “A vitamina tem ação antioxidante e anti-inflamatória”, explica Jocelem salgado.

Alimento-chave: mexerica, uma das frutas que reúnem a maior quantidade de vitamina c por unidade.

Quanto consumir: uma unidade por dia.

Como consumir: em sucos, vitaminas ou na salada de frutas, como parte do café da manhã ou nos lanches entre as refeições principais. importante descascar e cortar a fruta no momento imediato do consumo.

Outros alimentos recomendados: goiaba, salsinha, pimentão, acerola, brócoli, tomate, mamão, cenoura, abóbora, sementes de abóbora e de girassol, aveia, peixes de água fria, frutos do mar, ovos e couve-manteiga.

Fonte: http://www.biotec.org.br/?p=2963

ORIENTAÇÃO NUTRICIONAL DE PREVENÇÃO E TRATAMENTO DE ACNE Editar

PREFERIR: - Alimentos fonte de isoflavonas: farinha de soja, grão de soja e tofu (estrógeno reduz atividade das glândulas sebáceas); - Alimentos fonte de zinco: carnes, ovos, nozes, leite; - Alimentos fonte de Selênio: pão integral, aveia, castanha-de-cajú, camarão, (reduzem formação de radicais livres responsáveis pela inflamação da acne); - Outros Antioxidantes, Vit C: laranja, acerola, kiwi, goiaba, mamão, salsinha, pimentão verde; - Vit. E: Semente de girassol e oleaginosas; - Vit. A: Cenoura, abóbora, couve, espinafre; - Ac. Pantotênico (para adequado metabolismo dos ác. graxos impedindo a hipersecreção sebácea): Semente de girassol, cogumelos, salmão, fígado de galinha e farinha de soja; - Alimentos fonte de ômega 3 (antiinflamatório): peixes gordos (salmão, sardinha, atum) e folhosos verde-escuros; - Alimentos fonte de Monoinsaturados (antiinflamatório e antioxidante): Abacate, azeite de oliva extravirgem, óleo de canola; - Em uso da droga isotretiona, consumir fontes de cálcio: Leite e derivados, ovos, brócolis, couve-flor; e de vitamina D: óleo de fígado de bacalhau, margarina, manteiga, peixes; - Sugestão de suco: 2 fatias de abacaxi, ½ pepino, ½ maçã sem semente (estimula secreções digestivas, fonte de antioxidantes).

EVITAR: - Alimentos alergênicos: Frutos do mar, chocolate, amendoim, castanhas, suínos e enlatados; - Em uso da droga Isotretiona (levam a dislipidemias): fonte de gordura saturada: leite integral, manteiga, embutidos, óleo de coco, bacon, carnes gordas e açúcares simples: bolos, doces, balas, refrescos, refrigerantes.

Fonte: http://www.marianaferridavila.com.br/dicas_pdf/orientacaonutricionaldeprevencaoetratamentodeacne.pdf

5 nutrientes que podem ajudar a prevenir a acneEditar

Você deve evitar todos os carboidratos refinados e ficar longe de frituras. Os ácidos graxos trans também são ruins para a sua pele (assim como o resto do seu corpo). Eles incluem a margarina, gorduras e óleos vegetais hidrogenados. Alguns médicos também aconselham seus pacientes a fim de evitar produtos lácteos por causa do conteúdo hormonal em potencial. Estes cinco principais nutrientes foram mostrados para ter um muito efeito positivo na sua pele e no tratamento da acne. Estes nutrientes, zinco, vA ITAMIN, vitamina E, selênio e cromo, pode embalar um perfurador poderoso em sua guerra contra a acne.! br! br! 1. Zinco Zinco é a rolha Acne. Ele trabalha em diversas maneiras de tratar a acne e impedi-lo. Ela ajuda o corpo a regular certos hormônios que impede a acne, mas também ajuda a cicatrização, a regeneração dos tecidos e reforçando o sistema imunológico do organismo. A maioria das pessoas nos Estados Unidos têm realmente uma deficiência de zinco marginal, mas você pode obter zinco f2 rom muitos de seus alimentos favoritos, tais como sementes, nozes, legumes e cereais integrais.! br! br!. A vitamina A A vitamina A é uma vitamina solúvel em gordura que ajuda você a ter o cabelo bonito, saudável e pele. Você pode encontrar a vitamina A de frutas e legumes. Vegetais verde-escuros e vegetais amarelo profundo como frutas dar-lhe uma boa dose de vitamina A, fornecendo carotenos. Aveia é uma boa fonte de vitamina A, bem como melão, melão, brócolis, espinafre e sweebatata-T.! br! br! 3. Vitamina E Vitamina E ajuda a normalizar a diminuição dos níveis de enzimas antioxidantes. Isso é muitas vezes prevalente em pacientes com acne masculina, mas a vitamina E tem-se revelado benéfico para ambos os sexos e sofredores da acne. Amêndoas, sementes de girassol, amendoim, espinafre, brócolis e manga são todos excelentes fontes de vitamina E. br Mesmo um lanche tão simples quanto 1 / 4 a 1 / 2 xícaras de nozes e sementes cruas pode ajudar a sua pele tornar mais clara e mais saudável. br!! br! 4. Selenium Selênio funciona muito como a vitamina E na medida em que também ajuda a normalizar a diminuição dos níveis de enzimas antioxidantes. O selênio pode ser encontrado em alimentos como legumes, carne e pão. Alguns frutos de casca rija, tais como a castanha do Brasil e nozes também são ricos em selênio. Você também pode completar a sua dieta com selênio, tendo 100-200 microgramas por dia. No entanto, 3 1 / 2 onças de carne tem 35 microgramas de selênio e 3 onças do atum tem 63. Castanha do Brasil,porém, é o vencedor com 544 microgramas de selênio por onça.! br! br! 5. Cromo Cromo, encontrado na levedura de cerveja, tem sido demonstrado em estudos de pesquisa para curar a acne. Você pode adicionar levedura de cerveja para muitos alimentos diferentes. Polvilhe uma colher mais cereal frio ou quente de aveia, mistura-la em sopas e ensopados ou adicioná-lo em seu smoothie café da manhã. Tenha cuidado, porém, se você não está acostumado a levedura de cerveja, uma grande porção depode causar náuseas e diarréia. Comece pequeno, apenas uma colher de chá ou sopa de cada vez. Este é um grande destruidor da acne.

Fonte: http://www.saudeport.com/5-nutrientes-que-podem-ajudar-a-prevenir-a-acne.html

Chocolate e carboidratosEditar

Inúmeros estudos feitos até hoje não conseguiram provar que alimentos gordurosos, incluindo o chocolate, estejam associados à acne. No entanto, segundo Cibele Crispim, nutricionista da RG Nutri Consultoria Nutricional, o alto teor de lipídeos (gorduras) pode interferir nas ações hormonais, piorando a qualidade da pele. "O mito de que o chocolate causa espinhas tem um fundo de verdade. Se for ingerido de forma excessiva, pode sobrecarregar o fígado e o intestino, piorando a qualidade da pele. Rico em gordura, o chocolate pode aumentar a oleosidade da pele e favorecer o aparecimento da acne", diz. A recomendação é evitar o consumo excessivo de frituras e gorduras, presentes em alimentos como óleos, manteiga e chocolate. Além das gorduras, pesquisas recentes levaram à hipótese de que os carboidratos refinados fazem com que o organismo produza um alto nível de insulina, levando a um desequilíbrio hormonal - e o excesso de produção de andrógenos resultaria na acne. Portanto, para garantir a saúde da pele, é preciso adotar uma dieta equilibrada e longe dos doces. Crispim indica uma dieta rica em fibras (frutas, verduras, legumes, cereais integrais); vitaminas, principalmente A (folhas verde-escuras, mamão, abóbora) e C (frutas cítricas); zinco (levedura, peixes, grãos); além de alimentos que são fontes de proteína, como carnes, frangos, peixes, leites e derivados. A ingestão de 2 litros de água, diariamente, também é recomendada pela especialista.

FotodinâmicaEditar

Usada inicialmente para o tratamento de tumores de pele, a terapia fotodinâmica é hoje uma das mais modernas e eficientes alternativas para combater a acne inflamatória e para o rejuvenescimento. Segundo o médico Otávio Macedo, essa técnica ocupa cada vez mais espaço na dermatologia. Para a acne, a conduta consiste na preparação da pele com a aplicação de um creme fotoativo - um ácido especial (5-aminolevulínico ou ALA), que penetra e se fixa nos tecidos. A substância funciona como um ponto de captação da irradiação de uma luz azul emitida pelo Clear Light, aparelho com tecnologia semelhante ao laser. Geralmente, são necessárias quatro sessões, com intervalo de três semanas. Essa terapia tem sido eleita principalmente para os casos em que a isotretinoína oral é contra-indicada.

(...)

ORTOMOLECULAREditar

Para combater a acne, a medicina ortomolecular utiliza-se de vitaminas, minerais, ervas e outras substâncias benéficas à saúde. "O primeiro passo é realizar alguns exames para avaliar o nível de desgaste e o grau de carência de elementos químicos essenciais ao organismo do paciente. Em seguida, adotamos um programa de suplementação alimentar, com substâncias naturais, para restituir o equilíbrio orgânico", diz Cyro Masci, psiquiatra pós-graduado www.vivasaudedigital.com.br em Acupuntura Médica e Medicina Ortomolecular. No tratamento da acne são eficazes os princípios ativos ácido fólico, piridoxina (vitamina B 6), vitamina E, betacaroteno (carotenóide pró-vitamina A), selênio, ômega 3 e zinco. A maioria dessas substâncias deve ser consumida por indicação médica, em cápsulas ou xaropes, em formulações que preservem somente o princípio ativo e não contenham óleo, que poderiam provocar a acne. O selênio e a vitamina E estão presentes na castanha-do-pará, mas por ser oleosa, não deve ser consumida em excesso por pessoas com acne. A exceção é o betacaroteno: a ingestão direta das fontes dessa substância, como mamão e cenoura, é preferível ao uso de cápsulas ou xaropes - além do betacaroteno, estes alimentos contêm um mix de carotenóides - pigmentos encontrados em alimentos de cor amarela, alaranjada, vermelha e verde, como o betacaroteno e o licopeno, que estimulam o sistema imunológico e agem como antioxidante. Qualquer pessoa pode se beneficiar do tratamento ortomolecular, mas alguns pacientes requerem mais atenção, como os transplantados (os princípios ativos aumentam a imunidade e podem provocar a rejeição do transplante), os fumantes e os ex-fumantes (que não podem tomar betacaroteno isoladamente, em pílulas, sob o risco de desenvolver câncer de pulmão), e as pessoas com tendência a ter cálculo renal (devem evitar a ingestão elevada de vitamina C e cálcio).

Fonte: http://revistavivasaude.uol.com.br/Edicoes/59/artigo78737-2.asp

O que é "droga isotretiona"?Editar

Alguns casos são resistentes aos tratamentos convencionais, geralmente prolongados e mal tolerados pelos adolescentes. Outros podem se tornar muito graves, deixando cicatrizes. Para estes casos, pode ser utilizada a isotretinoína.

Medicamento derivado da vitamina A, a isotretinoína acaba com a doença, na maioria dos casos, em cerca de 6 a 8 meses. A medicação age nas glândulas sebáceas reduzindo o seu tamanho, diminuindo a secreção do sebo e alterando a sua composição, além de evitar a obstrução da abertura do folículo piloso e de reduzir a inflamação.

Dê preferência para alguns alimentos comoEditar

- fonte de isoflavonas: farinha de soja, grão de soja e tofu (estrógeno reduz atividade das glândulas sebáceas); - fonte de zinco: carnes, ovos, nozes, leite; selênio: pão integral, aveia, castanha de caju, camarão (reduzem formação de radicias livres responsáveis pela inflamação da acne); - outros antioxidantes: Vit. C: laranja, acerola, kiwi, goiaba, mamão, salsinha, pimentão verde; Vit. E: semente de girassol e oleaginosas; Vit. A: cenoura, abóbora, couve, espinafre; - ácido pantotênico (para adequado metabolismo dos ácidos graxos, impedindo a hipersecreção sebácea): semente de girassol, cogumelos, salmão, fígado de galinha e farinha de soja; - fonte de W-3 (anti-inflamatório): peixes gordos (salmão, sardinha, atum) e folhosos verde-escuros; - fonte de monoinsaturados (anti-inflamatório e antioxidante): abacate, azeite de oliva extra virgem, óleo de canola; - fonte de cálcio (em uso da droga isotretiona): ovos, brócolis, couve-flor; Vit. D: óleo de fígado de bacalhau, margarina, peixes;

Evite:

- alimentos alergênicos: frutos do mar, chocolate, amendoim, castanhas, suínos e enlatados; - caso use a droga isotretiona (levam a dislipidemias): fonte gordura saturada: leite integral, manteiga, embutidos, óleo de coco, bacon, carnes gordas e açúcares simples: bolos, doces, balas, refrescos, refrigerantes; - excesso de W-6 (pró-inflamatório): óleo de milho, girassol, soja; - mais que 1 copo de leite integral por dia.

Sugestão de suco: 2 fatias de abacaxi 1/2 pepino 1/2 maça sem semente Estimula secreções digestivas, fonte de antioxidantes

Fonte: http://nutrisempresaudavel.blogspot.com/2010/10/acne-saiba-como-evitar-melhorando-os.html

8 - Vitaminas regulam a oleosidade da pele, sabia? As melhores são as do complexo B, presentes nos e nas carnes magras. Mas não vale tomar suplementos: doses altas demais causam o efeito inverso, ou seja, o aparecimento de espinhas.

9 - Capriche no consumo de verduras de cor verde-escura Brócolis e espinafre são ideais! Elas são ricas em vitamina A, que reduz a produção de sebo.

10 - Uma espinha horrorosa apareceu bem no dia que você ia sair? Para disfarçá-la, faça uma compressa envolvendo o gelo num pano limpo. Isso alivia a vermelhidão. Depois, é só dar uma disfarçada com um corretivo.

11 - Compressas de camomila também são ótimas para acne. Elas têm efeito antiinflamatório e melhoram o aspecto das espinhas.

12 - Antes de dormir, passe um pouco de própolis com um algodão sobre os pontos de acne. Tem que ser à noite, pois sob o sol ele pode manchar a pele.

13 - Pele oleosa tem baixa resistência. Tudo pode infectá-la, e daí já viu: espinhas. Antes de tocar o rosto, certifique-se de que suas mãos estejam bem limpas.

14 - Fuja do sol. A primeira impressão é que a pele fica sequinha. Mas o sol estimula a produção de sebo e bastam duas semanas para uma pele gordurosa e cheia de espinhas aparecer.

15 - Evite fast-food O alto teor de sal e iodo tem ação irritante na pele, podendo desencadear ou piorar a acne

Fonte: http://www.dragteam.info/forum/cabelo-rosto-maquilhagem-corpo/32022-15-maneiras-para-evitar-e-prevenir-espinhas.html

E, de acordo com alguns estudos, a alimentação está, sim, diretamente relacionada à produção de acne,. Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade de Melbourne, na Austrália, o consumo exagerado de alimentos com alto índice glicêmico desencadeiam esse tipo de lesão. Portanto, é importante evitar açúcar, gordura e sódio.

Mas não se desespere, pois apesar disso, existem alimentos que ajudam a evitar o seu aparecimento. Veja o que o seu prato precisa ter:

- Abobrinha, cenoura, batata-doce e damasco: fontes de betacaroteno, podem desacelerar a atividade das glândulas sebáceas

- Abacate, banana, batata, salmão: têm vitamina B6, que ajuda a regular os hormônios que causam as espinhas

- Noz, azeite, linhaça, castanha: ricos em ácidos graxos essenciais, inibem a inflamação e, consequentemente, o excesso de oleosidade e as lesões acneicas

- Peru, tofu, ostra: contêm zinco, mineral capaz de fortalecer o sistema imunológico, reduzir inflamações e promover a regeneração do tecido cutâneo

Fonte: http://mdemulher.abril.com.br/blogs/corpo-saudavel/pele/quais-alimentos-controlam-o-aparecimento-de-acne/

Alimentos que ajudam a combater a acneEditar

sexta-feira, 15, outubro, 2010 Diminuir o açúcar e o sal nos alimentos é uma boa medida

Por Marisa De Lucia

Muita gente não sabe que a acne é uma patologia também muito comum em adultos, não só em adolescentes, e que podem ocorrer erupções faciais até em recém-nascidos. As espinhas que surgem no rosto possuem causas múltiplas e se manifestam de várias maneiras. E um dos motivos, já comprovados cientificamente, é a alimentação inadequada, ou seja, com excesso de açúcar e sal.

Contudo, os grandes vilões continuam sendo o hamburger e a batata frita, mas por causa do açúcar e sal em excesso e não pela gordura, o que poucos sabem. Daí o porquê do chocolate meio amargo não causar tantos danos à pele oleosa.

Está comprovado que muita glicose no sangue leva à liberação da insulina, que estimula a produção de hormônios que estão relacionados com o estímulo à produção de óleo na pele. Então, diminuir o açúcar ajuda a combater a acne. Quanto ao excesso de sal, sabe-se que o mineral iodo (encontrado em grande quantidade no sal) pode piorar a acne porque está relacionado com o aumento dos poros. Por isso, evite consumir grandes quantidades de sal. Uma boa dica é usar sal marinho, pois não é iodado.

Os alimentos ricos em vitamina A também ajudam a controlar a acne. Entre eles estão o óleo de fígado de bacalhau e os mariscos. O zinco também ajuda a combater a acne, mas como a principal fonte são as ostras e nem todo mundo é chegado nesse tipo de alimento, uma opção é usar suplementos que contenham o mineral. Tem também os alimentos ricos em beta-caroteno que tem atuação próxima a da vitamina A como manga, batata doce e gema de ovo, entre outros.

Bebidas alcoólicas, especialmente vinho tinto, e comidas muito apimentadas fazem com que piore aquela vermelhidão da espinha, conhecida como rosácea, pois dilatam os vasos sanguíneos. Para diminuir a inflamação, procure ingerir alimentos como ovos, peixes e saladas e ainda o ômega 3, encontrado em alguns peixes e ovos enriquecidos.

Receita para eliminar acnes

Para eliminar as espinhas no rosto, tome diariamente, no desjejum e no jantar, um copo de suco de cenoura com laranja. Para preparar, coloque no liquidificador um copo de 200 ml de suco de laranja e uma cenoura média, lavada e picada, bata e tome sem adoçar. Caso queira adoçar, use açúcar stévia ou mel de abelha.

O levedo de cerveja também ajuda no combate à acne. Basta tomar, em cada uma das três refeições, uma colher de sobremesa rasa de levedo de cerveja em pó, diluído em água ou no próprio suco da cenoura.

Tags: acne, açúcar, alimentação, sal Publicado em Beleza & Saúde | deixe o seu comentário »

Livro mostra que a acne tem cura sexta-feira, 15, outubro, 2010 Apresenta as descobertas mais recentes e orienta no combate

Por Marisa De Lucia

Título: Acne Tem Cura Autores: Otávio Macedo e Lydia Preston Editora: Globo Editora Número de páginas: 198

Sinopse “Acne Tem Cura”

Escrito pelo dermatologista Otávio Macedo e pela jornalista Lydia Preston, o livro “Acne Tem Cura” faz um exame abrangente das complexidades da acne e traz informações atualizadas sobre o problema para ajudar na compreensão da doença e contribuir para a eficácia do tratamento. Além de orientar de forma didática de que maneira escolher produtos para limpeza da pele, como tônicos e máscaras, apresenta as descobertas mais recentes. O livro analisa também os efeitos dos raios solares na acne e até a influência do clima, revelando que o excesso de limpeza de pele pode provocar a acne mecânica, isto é, que surge quando a pele está sob pressão, em atrito. E mais: derruba mitos ao afirmar que “nunca se comprovou cientificamente que o chocolate cause acne”.

Sobre os autores:

Trabalhando há mais de 25 anos com medicina estética, o dermatologista Otávio Macedo é membro da Academia Internacional de Dermatologia Cosmética (IACD), da Academia Americana de Dermatologia, da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia e da Sociedade Brasileira de Dermatologia. É também autor dos livros “Segredos da Boa Pele”, “Ciência da Beleza” e “A Construção da Beleza”, entre outros. Lydia Preston é jornalista e escreve textos sobre saúde, que são publicados nas revistas Money, The Washington Post Magazine e National Geographic Traveller, e é ex-editora da Time-Life Books, tendo escrito artigos sobre pele para as publicações Self e Ladies Home Journal.

Tags: acne, alimentação, cura, espinhas Publicado em Dicas de Livros | deixe o seu comentário »

Como combater a acne segunda-feira, 13, julho, 2009 Quem pensa que é só adolescente que tem espinha está muito enganado. Problemas hormonais e de estresse são as causas mais frequentes desse desconforto que atinge grande parte da população.Um estudo publicado no Journal of the American Academy of Dermatology revelou que, dos 20 aos 29 anos, 50,9% das mulheres sofrem com cravos e espinhas, que podem ser do tipo persistente, que resiste desde a adolescência, ou então do tipo surpresa, que surge do nada.Mas a grande notícia é que não são só os tratamentos caros que podem combater ou prevenir a acne. Os nutrientes encontrados nos alimentos têm propriedades antiinflamatórias, regulando os níveis dos ácidos graxos pró-inflamatórios secretados pelas glândulas sebáceas.Portanto, além de limpar a pele diariamente, de manhã e à noite, deve-se evitar gordura e açúcar, consumir alimentos ricos em fibra e tomar, no mínimo, oito copos de água por dia, além de chá verde que é um excelente desintoxicante.Entre os alimentos que combatem a acne estão ainda verduras, legumes, frutas -em especial, mamão, manga e goiaba- gema de ovo, cenoura, batata doce, germe de trigo, castanha-do-pará, alho, semente de girassol e abóbora.Outros cuidados são necessários para quem tem problemas com espinhas: após limpar a pele, use um tonificante sem álcool para acalmar e equilibrar a oleosidade. Em seguida, hidrate-a mesmo que seja oleosa. Nesse caso, use um hidratante em gel.Procure deixar a pele respirar, diminuindo o uso de maquiagem; seque o rosto com toalhas de papel para evitar a contaminação com bactérias; lave frequentemente o cabelo e evite ficar passando a mão nos fios; de vez em quando faça uma limpeza de pele com um especialista, para retirar cravos e espinhas e complemente com uma esfoliação. Finalmente, fuja do estresse, pois embora por si só não provoque o aparecimento da acne, ele pode piorar bastante o processo.Segue receita de uma máscara caseira para se livrar das espinhas: coloque numa panela 250 ml de água, 2 colheres de sopa de argila medicinal, meia colher de enxofre e 1 colher de camomila. Deixe a água ferver e adicione o enxofre, a argila e a camomila. Aplique a máscara enquanto estiver morna, deixando agir por 15 minutos, e depois passe um hidratante facial adequado para seu tipo de pele.Parte do segredo está nos alimentos

Marisa De Lucia

Quem pensa que é só adolescente que tem espinha está muito enganado. Problemas hormonais e de estresse são as causas mais frequentes desse desconforto que atinge grande parte da população.

Um estudo publicado no Journal of the American Academy of Dermatology revelou que, dos 20 aos 29 anos, 50,9% das mulheres sofrem com cravos e espinhas, que podem ser do tipo persistente, que resiste desde a adolescência, ou então do tipo surpresa, que surge do nada.

Mas a grande notícia é que não são só os tratamentos caros que podem combater ou prevenir a acne. Os nutrientes encontrados nos alimentos têm propriedades antiinflamatórias, regulando os níveis dos ácidos graxos pró-inflamatórios secretados pelas glândulas sebáceas.

Portanto, além de limpar a pele diariamente, de manhã e à noite, deve-se evitar gordura e açúcar, consumir alimentos ricos em fibra e tomar, no mínimo, oito copos de água por dia, além de chá verde que é um excelente desintoxicante.

Entre os alimentos que combatem a acne estão ainda verduras, legumes, frutas -em especial, mamão, manga e goiaba- gema de ovo, cenoura, batata doce, germe de trigo, castanha-do-pará, alho, semente de girassol e abóbora.

Outros cuidados são necessários para quem tem problemas com espinhas: após limpar a pele, use um tonificante sem álcool para acalmar e equilibrar a oleosidade. Em seguida, hidrate-a mesmo que seja oleosa. Nesse caso, use um hidratante em gel.

Procure deixar a pele respirar, diminuindo o uso de maquiagem; seque o rosto com toalhas de papel para evitar a contaminação com bactérias; lave frequentemente o cabelo e evite ficar passando a mão nos fios; de vez em quando faça uma limpeza de pele com um especialista, para retirar cravos e espinhas e complemente com uma esfoliação. Finalmente, fuja do estresse, pois embora por si só não provoque o aparecimento da acne, ele pode piorar bastante o processo.

Segue receita de uma máscara caseira para se livrar das espinhas: coloque numa panela 250 ml de água, 2 colheres de sopa de argila medicinal, meia colher de enxofre e 1 colher de camomila. Deixe a água ferver e adicione o enxofre, a argila e a camomila. Aplique a máscara enquanto estiver morna, deixando agir por 15 minutos, e depois passe um hidratante facial adequado para seu tipo de pele.

Tags: acne, dicas, tratamento Publicado em Beleza & Saúde | deixe o seu comentário »

Como combater a acne segunda-feira, 2, março, 2009 O segredo está nos alimentos

Marisa De Lucia

Quem pensa que é só adolescente que tem espinha está muito enganado. Problemas hormonais e de estresse são causas frequentes desse desconforto que atinge grande parte da população.

Mas também se engana quem acredita que só tratamentos caros podem combater ou prevenir a acne. Os nutrientes encontrados nos alimentos são capazes de diminuir o problema e têm propriedades antiinflamatórias, regulando os níveis dos ácidos graxos pró-inflamatórios secretados pelas glândulas sebáceas.

Além de limpar a pele diariamente, de manhã e à noite, deve-se evitar gordura e açúcar, consumir alimentos ricos em fibra e tomar, no mínimo, oito copos de água por dia, além de chá verde que é um excelente desintoxicante.

Na relação de alimentos que combatem a acne estão ainda verduras, legumes e frutas; gema de ovo, cenoura, batata doce, mamão, manga e goiaba (que diminuem a produção do sebo); germe de trigo, peito de peru, castanha-do-pará, frango, alho, semente de girassol e abóbora (que regulam a oleosidade) e também vegetais, cereais integrais e aveia (que regulam o metabolismo hormonal).

Tomate (o mais potente desintoxicante), espinafre, brócolis, couve-flor, salmão, sardinha, fibras, nozes, sementes de abóbora, gergelim, alho e soja também devem fazer parte da alimentação de quem tem problemas com a acne.

Fonte: http://www.mlouise.com.br/mlnews/tag/acne/

SITESEditar

http://www.mlouise.com.br/mlnews/tag/acne/

http://www.biotec.org.br/?p=2963

http://www.marianaferridavila.com.br/dicas_pdf/orientacaonutricionaldeprevencaoetratamentodeacne.pdf

http://www.saudeport.com/5-nutrientes-que-podem-ajudar-a-prevenir-a-acne.html

http://revistavivasaude.uol.com.br/Edicoes/59/artigo78737-2.asp

http://nutrisempresaudavel.blogspot.com/2010/10/acne-saiba-como-evitar-melhorando-os.html

http://www.dragteam.info/forum/cabelo-rosto-maquilhagem-corpo/32022-15-maneiras-para-evitar-e-prevenir-espinhas.html

http://mdemulher.abril.com.br/blogs/corpo-saudavel/pele/quais-alimentos-controlam-o-aparecimento-de-acne/

Voltar para Dermatologia

Também no FANDOM

Wiki aleatória